A Cocamar Cooperativa Agroindustrial recebeu na noite de terça-feira (9/12), mais uma vez, o maior reconhecimento prestado ao cooperativismo brasileiro, a faixa ouro – que equivale à nota máxima - do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2025, durante cerimônia promovida em Brasília pelo Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
No evento, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, a Cocamar foi representada pelo gerente executivo de Governança, Gustavo Coelho, e a gerente de Gestão e Projetos, Eloá Tomaz.
Realizado de dois em dois anos, o Prêmio é concedido em quatro categorias, nas faixas bronze, prata e ouro: Primeiros Passos, Compromisso com a Excelência, Rumo à Excelência e Excelência.
A Cocamar participa desde 2015 e nesta edição foi a única cooperativa do setor agro a garantir a faixa ouro em excelência, repetindo a performance alcançada em 2023.
“Consolidamos a posição que já havia sido obtida em 2023, o que confirma, mais uma vez, a excelência da gestão da Cocamar. E mais difícil do que conquistar pela primeira vez, é se manter no topo. O Prêmio é resultado de uma busca constante pela excelência de trabalho em prol dos cooperados, colaboradores e a comunidade”, destaca Gustavo.
Números inéditos
Foi a sétima edição do Prêmio que apresentou números inéditos e ainda maior representatividade. Ao todo, 366 cooperativas se inscreveram neste ciclo, um crescimento de 18% em relação a 2023, quando foram recebidas 310 inscrições.
O ramo Crédito liderou o ranking de inscrições, com 186 cooperativas, seguido por Saúde (102), Agro (41), Trabalho (17), Transporte (10), Infraestrutura (6) e Consumo (4). A presença de todos os ramos reforça a diversidade do cooperativismo brasileiro e o avanço na adoção de práticas de gestão.
De acordo com dados do Sistema OCB, a participação avançou pelo país. Cooperativas de 23 estados, o equivalente a 85% do território nacional, estiveram na disputa deste ano. Entre todas as inscritas, 127 cooperativas participaram participando pela primeira vez.
Mais cooperativas avaliadas
O ciclo 2025 também registrou um aumento expressivo no número de cooperativas sendo avaliadas. Cento e cinquenta cooperativas foram selecionadas para as visitas presenciais, volume 50% maior do que o de 2023 (100 visitas). Somadas, essas avaliações exigiram 9.204 horas de trabalho técnico.
No total, 133 cooperativas foram reconhecidas na cerimônia. Sessenta e cinco delas receberam premiação pela primeira vez. A distribuição dos prêmios e selos reflete o desempenho no processo de avaliação: 58 cooperativas conquistaram Ouro, 37 receberão Prata, 38 Bronze e outras 51 serão agraciadas com o Selo de Reconhecimento.
A cerimônia reuniu lideranças cooperativistas, autoridades e representantes das cooperativas premiadas.
Melhoria contínua
Além de reconhecer resultados, o evento reafirma o compromisso do Sistema OCB e das cooperativas com a excelência em gestão e com o fortalecimento contínuo do movimento em todo o país.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o prêmio cumpre um papel central no incentivo à melhoria contínua: “Cada cooperativa reconhecida representa uma história de dedicação, inovação e impacto real na vida das pessoas. O Prêmio SomosCoop é a confirmação de que investir em gestão é ampliar o poder transformador do cooperativismo”.
Autor: Imprensa Cocamar